Biografia Celina Leão

Celina Leão Hizim nasceu em Goiânia em 02 de março de 1977,  é Formada em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília -  CEUB.

Foi uma das fundadoras da AME-Uberaba, entidade filantrópica voltada para o atendimento da prática de equoterapia às pessoas menos favorecidas e portadoras de necessidades especiais.

Envolvida na elaboração de políticas públicas para a juventude, Celina fundou em Brasília a ONG Juventude Organizada pela Integração e Ação – JOIA, exercendo grande influência com sua militância pela criação da Secretaria de Estado da Juventude SEJUV -DF, e da Secretaria Nacional da Juventude.

Em 2006 assumiu a Secretaria da Juventude do DF, onde desenvolveu importantes projetos na inserção de jovens no mercado de trabalho, na prevenção da gravidez precoce e de lazer e cultura para a juventude, com a implantação dos projetos Amigo do Turista, a Casa da Menina Moça e Juventude em Ação.

Em 2010 foi eleita deputada distrital, ocasião em que se posicionou como oposição ao governo, exercendo relevante fiscalização sobre os recursos públicos. Sempre atuou como defensora dos interesses da população do DF, combateu a improbidade e o descaso com a Administração Pública e com os seus servidores e concursados.

Trabalhou por melhorias na prestação dos serviços públicos essenciais e pela preservação de Brasília. Cumpriu com o seu papel de fiscalizar, legislar e representar a população do DF.

Presidiu as Comissões de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar de 2011 a 2012 e a de Assuntos Sociais de 2013 a 2014.

Assumiu a liderança do PDT em 2013.

É presidente das Frentes Parlamentares Evangélica, da Juventude e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

Foi agraciada com inúmeras medalhas e comendas por seus relevantes serviços prestadas à população do Distrito Federal e segmentos de servidores públicos.

Em 2014 foi reeleita deputada distrital pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Em 2015 foi eleita presidente da Câmara Legislativa para o biênio 2015-2016

Em abril de 2015 representou o Distrito Federal no 7º Fórum Mundial das nas cidades de Daegu e Gyeongbuk na Coreia.

Em sua atuação legislativa, de 2010 a 2014,  Celina Leão apresentou mais de 800 proposições, cerca de 200 representações contra o governo, pediu o impeachment e a prisão do governador Agnelo Queiroz (PT), além de  sete pedidos de CPIs, consolidando-se como uma das parlamentares mais atuantes do DF.

Celina Leão é casada com o Engenheiro Fabrício Faleiros e tem dois filhos Bruna e Pedro.

Medalhas, Títulos e Comendas:

-Comenda Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubistchek, a deputada Celina Leão foi agraciada com a mais alta comenda, no grau cavalheiresco de comendadora, outorgada pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, entidade mantida pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (Cicesp). Celina foi reconhecida por suas qualidades, mérito de honra, dignidade, caráter,  civismo e espírito empreendedor, comprometida com o desenvolvimento sustentável e a justa distribuição das riquezas brasileiras.

-Medalha do Mérito Alvorada, outorgada pelo Governo do Distrito Federal, emreconhecimento ao modo relevante com o qual Celina Leão contribui para o progresso do Distrito Federal.

-Medalha Cidadania Policial, a mais alta comenda, outorgada pela Associação  Nacional das Mulheres Policiais do Brasil – AMPOL, que congrega policiais femininas das corporações: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar. A deputada Celina Leão foi agraciada por seus atos em apoio aos objetivos da Entidade e, principalmente, por sua ação digna e corajosa atitude cívica ao votar pela aprovação do projeto de Lei Complementar 275-2001, que reconheceu os direitos constitucionais da mulher brasileira no exercício da atividade de risco em prol da Segurança Pública Nacional.


-Medalha Mérito da Ordem Pública e Social do Distrito Federal em reconhecimento a sua notável contribuição à Secretaria da Ordem Pública e Social.

-Outorga deferência da Polícia Federal  pela postura de suas ações e serviços  comprometidos no intere3sse da Sociedade Brasileira e pelo que fez e faz em prol da instituição Polícia Federal.

-Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, no grau Comendador, outorgada pela Polícia Militar do Distrito Federa (PMDF), em reconhecimento à sua notável contribuição à corporação.

-Certificado de Honra ao Mérito concedido pelo Instituto Nacional da Mulher por suas ações de solidariedade e participação ativa para o crescimento e desenvolvimento do Distrito federal

-Moção de Aplauso, concedida pela Câmara Municipal de Luziânia, pelos relevantes serviços prestados aos cidadãos brasileiros, em busca de políticas que prezam pelo respeito, dignidade e ética, defendendo os direitos humanos e da juventude.

-Título Amigo do Taxista conferido pela Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxis, pelo trabalho e luta em prol da categoria dos taxistas.

-Título de Responsabilidade Social e Cultural concedido pela Associação dos Festejos juninos do Paranoá e Itapoã – ASFEJUPI, pelos relevantes serviços prestados ao movimento junino;


-Título de Cidadã Santoantoniense conferido pela Câmara Municipal de santo Antônio do Descoberto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Celina! Pela sua conquista. Abraço Flavio Pardi. Te conheci em Uberaba. Fui colega da Ludmila.